quinta-feira, 18 de março de 2010

Projeto de Educação Sexual

Após a percepção da carência de informações e/ou conceitos deturpados dos alunos sobre sexualidade, nossa equipe pedagógica, visando esclarecer, orientar e desmistificar as dúvidas sobre esse tema implantou o Projeto de Educação Sexual, que pretende transformar esta clientela em cidadãos críticos, seletivos e saudáveis.

Temas propostos:
- afetividade
- diferença entre sexualidade e sexo / "namorar" ou "ficar"
- adolescência e as transformações do corpo
- virgindade
- masturbação e jaculação
- DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS
- Métodos contraceptivos
- gravidez na adolescência / partenidade responsável e influência da mídia
- aleitamento materno e sua importância
- aborto
- câncer do colo do útero, mamas e próstata
- homossexualismo
- o prazer feminino e o masculino
- sexualidade sem medo
- incesto
- cultura machista (influências sociais)
- prostituição infantil e de adolescentes
- violência sexual (abuso de menores, estupro e assédio sexual)

Tais temas estão sendo desenvolvidos com os alunos através de oficinas onde eles podem de uma forma acessível e sem censura conversar sobre suas dúvidas e anseios, compreendendo assim que a informação e o diálogo é a melhor forma de se evitar problemas nessa área.

A importância desse projeto tem sido evidenciada diariamente através da participação e interesse de nossos alunos, que a cada encontro nos trazem questionamentos e depoimentos. Um exemplo importante a ser destacado foi o usos da "pulseirinhas coloridas" que têm sido atualmente usadas por um grande número de adolescente e crianças. Aproveitando essa realidade, discutimos com os alunos a existência dos significados atribuídos às cores das pulseirinhas no meio popular. Nesse momento, a intenção não foi proibí-los de usá-las, mas sim de orientá-los para que se sintam preparados diante de qualquer abordagem maldosa, assumindo uma postura consciente de que não é por que estão usando determinada pulseira que serão obrigados a fazer algo que não queiram.

Os familiares também têm recebido orientação quanto aos temas planejados, complementando assim o trabalho e garantindo a eficácia do mesmo.

Esse projeto se estenderá por todo o ano e certamente produzirá muitas outras oportunidades para compartilharmos. Até a próxima!

Prof.ª Ana Maria Fernandes - Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário