terça-feira, 6 de outubro de 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DO SURDO

Com o objetivo de ressaltar o valor da pessoa surda na sociedade, divulgando seus trabalhos e habilidades, a APADA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia) realizou, no último dia 29 de setembro, evento para celebrar o Dia Nacional do Surdo (26). A comemoração aconteceu no teatro da Associação Cultural Caballeros de Santiago, no turno vespertino.


A abertura oficial do evento foi feita pela diretora da Escola Marizanda Dantas - Natália Verônica Sousa - que convidou os integrantes da mesa: a presidente fundadora da APADA-Ba, Marizanda Dantas; o coordenador de Educação Especial do Estado da Bahia, João Edson Vilas Boas Prazeres; o coordenador pedagógico da CRE Orla, Alexsandro da Rocha Melo e da especialista em surdez e ex-funcionária da APADA, Marlene Cardoso.
Após as falas dos convidados para a mesa de abertura, houve a apresentação da banda de percussão Batuque de Surdo, composta apenas por alunos surdos da APADA, coordenado pela professora Mônica Millet, também surda.
Em seguida, houve uma palestra com a professora Aline Porto (APADA) com o tema A História da Pessoa Surda, ressaltando a importância da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e as conquistas dos surdos no decorrer da história, apresentando uma série de surdos famosos que conquistaram seu lugar social reconhecido.
A educadora também fez a representação da história A Cinderela Surda para as crianças de Educação Infantil da escola, com tradução simultânia do intérprete do intérprete Ronaldo Freitas, da APADA. A história foi narrada na língua de sinais e foram projetados slides com as páginas dos livros, a fim de que o público ouvinte pudesse acompanhar a narrativa. As crianças participaram ativamente do relato da história, interagindo com a professora.
Seguindo a programação do evento, os presentes ouviram relatos de pessoas surdas (ex-alunos da associação, estudantes, profissionais de diversas áreas) sobre a trajetória na instituição e suas conquistas a partir do trabalho nela desenvolvido.
Para finalizar a comemoração, todos assistiram uma sessão de piadas de surdo com o intérprete Ronaldo Freitas, seguida da apresentação do grupo de capoeira da escola. Durante o evento fora exposto trabalhos dos alunso como quadros de pintura a óleo, auto-retratos, artesanato e gravuras em carvão.

5 comentários:

  1. Fui e conheçi essa escola, amei ! e realmente o trabalho que é desenvolvido pela instituição esta de parabéns pois cuidam de uma forma muito cuidadosa e com muito respeito os alunos que nela estão estudando. Bom trabalho de vcs atitudes assim deve ser mantidas e vista pelo governo para ampliar ainda mais esses campos de apoio especializados para as pessoas que necessitam !

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de enfermagem e tenho interesse em trabalhar voluntariamnete com surdos. Não consigo encontrar um contato da APADA.

    Achei aquie sesse blog. Por favor entrem em contato

    isfontoura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo um curso básico de libras e gostaria de ser voluntário. Como fazer? Por gentileza, preciso de alguma informação a respeito. Meu nome é Artur, meu contato é potacio7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sou ouvinte. Estudei o módulo básico de LIBRAS. Gostaria de aprender mais, ampliar meu vocabulário para melhorar minha comunicaçao com as pessoas não ouvintes.A APADA pode ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Para saber sobre cursos de Libras, Mary, ligue para: (71) 33341468.

    No momento, Artur, a APADA não tem nenhum projeto para voluntariado. Mas fique ligado em nossa ações; sempre há alguma forma de ajudar...

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir