terça-feira, 17 de maio de 2011

Petição Pública

Em 24/03/2011, a comunidade surda brasileira foi surpreendida com a notícia de fechamento do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Logo depois nos foi esclarecido que na verdade o governo federal, através do MEC, expressou à diretoria do INES o seu desejo de encerrar as atividades do CAP (Colégio de Aplicação) que funciona dentro do INES com ensino fundamental e médio especificamente para alunos surdos.

Para quem não conhece, o INES foi fundado em 26 de setembro de 1857 (data que hoje usamos para comemorar o Dia Nacional dos Surdos), no Rio de Janeiro, pelo Imperador D. Pedro II incentivado por um professor surdo vindo de Paris (França) Ernest Huet. É a primeira instituição que se dedicou à educação de surdos no Brasil. De lá pra cá foram feitas mudanças no INES acompanhando o contexto histórico brasileiro e da educação de surdos. Hoje o INES tem a escola (CAP) e uma faculdade onde funciona o curso de pedagogia com foco na educação de surdos, no qual estudam alunos surdos e ouvintes, além de outras atividades.

Assim, os surdos de todo Brasil estão se mobilizamos, e criaram um Abaixo-assinado Eletônico que tem arrecadado muitas assinaturas de surdos e ouvintes que concordam com a causa. O Ministro da Educação já afirmou (em 05 de abril) que não vai fechar o INES. Mas, o movimento não está satisfeito com a política de educação inclusiva proposta atualmente, por isso haverá uma manifestação em Brasília nos dias 19 e 20 de maio (veja post abaixo).

"Nós defendemos Escolas Bilíngues para Surdos, isso não é segregação, é respeito a uma modalidade linguística diferente. Utilizamos no Brasil a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, em salas de aulas no modelo da 'inclusão' os surdos não tem resultados satisfatórios por diversos motivos, que já foram bastante abordados em pesquisas, dissertações e teses." Afirmam os próprios surdos, em sua defesa.

Assim, a APADA considera que defender o INES é defender um patrimônio histórico e cultural da comunidade surda brasileira. É defender a liberdade de escolha dos surdos de optarem por estudar em escolas para surdos.


Pedimos a vocês que assinem e divulguem.


http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=LutaINES


Obs: após assinar no site (coloque seu e-mail verdadeiro), confirme sua assinatura através do seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário